top of page
Foto do escritorZé Ricardo (TrEiNoPeT)

Cães e Comportamento Destrutivo

Atualizado: 6 de mar.

Imagine a seguinte situação, ou lembre-se de uma pela qual você já tenha passado:


Você chega em casa do trabalho, e já chega com receio do que acha que pode encontrar. Suas suspeitas começam a se confirmar quando você entra pela porta e vê tufos do enchimento do sofá espalhados pelo chão. Você fica mal humorado e coloca as mãos na cintura, e seu cachorro se encolhe a seus pés.


Pelo comportamento do cachorro, você tem certeza de que ele tem consciência de que se comportou mau. Você pensa que ele fez aquilo para se vingar de você por tê-lo deixado sozinho em casa o dia todo.

Cachorro que destrói sapatos

Aí, você fica com aquela sensação de frustração e leva para o coração, tipo "eu faço de tudo por este cachorro, e é assim que ele retribui?"


Se você não pensa assim, parabéns! Mas saiba que muitas e muitas pessoas se sentem exatamente desse jeito. Mas não é nada disso!



Muitos tutores de cães desconhecem os reais motivos do comportamento destrutivo de seus cães e, quando os estragos são descobertos, eles também interpretam de maneira equivocada as reações de seus cães.


As consequências dessa falta de entendimento geralmente são repreensões verbais e até, pior, punições físicas. Tais reações por parte dos tutores, além de totalmente injustas, não ajudam a resolver o problema e podem torná-lo pior.


Continue lendo para entender os porquês e o que se deve fazer.


Nossos cães podem ser destrutivos por um ou mais dos motivos descritos abaixo, mas nenhum dos motivos tem qualquer relação com maldade ou vingança.


Seu cachorro se encolhe a seus pés, sim, e você acha que isso significa que ele tem consciência de que se comportou mau. Só que não! Ele assume essa postura depois que percebe que você está prestes a dar-lhe uma bronca e/ou uma punição. Sim, ele sabe exatamente o que vai acontecer, mas ele não tem a menor ideia da razão do seu mau humor. Por isso é injusto. Por isso não adianta. E pode piorar a situação porque isso causa mais estresse, que é uma das causas de comportamentos destrutivos (ver abaixo).


(1) Dentição:


Um cachorro filhote sente um desconforto considerável quando seus novos dentes estão pressionando as gengivas, até que estes apareçam completamente. A mastigação ajuda a aliviar a dor e a comichão da dentição. Esta é uma das razões pelas quais os filhotes e os cães adolescentes jovens sentem uma necessidade "incontrolável" de morder, mastigar e roer.


A solução para este caso é o manejo de espaço e o direcionamento para brinquedos de morder específicos. Saiba mais!


(2) Experimentação:


Os cães exploram o mundo com a boca! E os cães mais jovens são mais motivados a explorar o ambiente ao seu redor, pois quase tudo para eles ainda é novidade.


Eles são curiosos (que bom!), e eles querem saber:

  • Qual será o gosto disto? Será que é bom?

  • Será que isto vai fazer com que eu me sinta bem?

  • Brincar com isto pode ser divertido?


A solução para este caso é o manejo de espaço e o direcionamento para brinquedos de morder específicos. Saiba mais!


(3) Hábito:


Por falta de informação e expectativas equivocadas, muitos tutores não fazem um bom manejo preventivo e não monitoram e educam o cão enquanto ele cresce, amadurece e aprende as regras da casa. Assim, o cão acaba tendo várias oportunidades de se envolver em comportamentos destrutivos durante sua formação. Isso geralmente faz com que ele desenvolva hábitos destrutivos que podem acompanhá-lo ao longo de sua vida.


Por outro lado (a solução), se ele for bem manejado, bem monitorado e bem educado nos seus primeiros vários meses, é improvável que ele adote comportamentos destrutivos mais tarde, a menos que o ambiente mude drasticamente e a mudança cause estresse (abaixo) por falta de uma adaptação gradual.


(4) Estresse:


Um ser humano estressado pode andar de um lado para o outro, coçar a cabeça, roer as unhas, bater repetidamente com a caneta na mesa ou com o pé no chão etc.. Uma pessoa consciente de que está estressada pode sair para dar uma corrida, por exemplo, porque ela sabe que isso vai trazer um alivio.


Para os cachorros, comportamentos naturais (instintivos) da espécie canina, como mastigar, roer, cavar e outros são válvulas de escape para o estresse. Os humanos chamam essas atividades aliviadoras de estresse de "comportamentos destrutivos".


As causas de estresse em cães podem ser várias, como uma rotina de pouca atividade física, baixa estimulação mental, pouco tempo e/ou qualidade de companhia e interação social, além de fontes de estresse e ansiedade mais específicas com as quais o cão tenha que lidar.


(5) Energia:


Os cães tendem a ter altos níveis de energia! Todos os cachorros, especialmente os mais jovens, às vezes se agitam com numa explosão de energia positiva, que funciona como válvula de escape de energia acumulada.


As causas de energia acumulada são bastante óbvias: poucos passeios, jogos, brincadeiras e outras atividades físicas na rotina (similar ao Tédio, abaixo).


(6) Tédio:


Cães precisam de algo para fazer. Isso vale para qualquer cão, mas cães das raças de pastoreio são sabidamente "viciados" em trabalho. Quando os cães não têm o que fazer, eles acabam procurando alguma ocupação por conta própria. Geralmente, a gente não concorda com o que eles escolhem, mas eles não costumam ter opções aceitáveis.


A solução para este caso é manejo, mas é, principalmente, o enriquecimento da rotina. Saiba mais!



Compartilhe muito com seus amigos que também gostem de cachorro.


Inscreva-se para saber antes de todo mundo quando novos artigos forem publicados e também para deixar seus comentários aqui embaixo.


E sempre que precisar da ajuda de um adestrador qualificado e atualizado, não deixe de entrar em contato.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page