Eu estava precisando enviar instruções sobre como levantar um cão para uma aluninha minha, dona de um buldoguinho que nós estamos educando. Como eu ando super atarefado e ainda não tinha publicado nada no meu blog, resolvi que ia publicar estas instruções, pois tenho certeza de que a dúvida dessa minha aluna também pode ser a dúvida de muitas outras pessoas.
Suspender e carregar qualquer cão, especialmente um cão acima de 15 quilos, apoiando-o pelo abdômen ou pelas axilas não é uma boa ideia, pois pode causar lesões nos órgãos internos ou nas articulações dele.
Aliás, este é apenas um dos motivos pelos quais eu não recomendo você deixar seu cão ir a uma Pet Shop ou Clínica Veterinária sem você. O que eu recomendo, por várias razões, é que você esteja sempre fazendo companhia para o seu cão, e fazendo o manejo e o manuseio. Se por algum motivo, outra pessoa tenha que fazer o manejo, preste muito atenção e prepare-se para intervir. Por exemplo, quando você perceber que o seu cachorro vai ser erguido pelo abdômen (ou pelas axilas), interrompa e ensine a pessoa a erguê-lo da forma correta.
Existe um jeito certo e seguro de suspender um cão?
Saiba a forma correta de tirar seu cachorro do chão e de carregá-lo no colo.
Você vai precisar fazer isso mais cedo ou mais tarde. Por exemplo, sempre que ele tiver que ser examinado numa Clínica Veterinária, você vai precisar erguê-lo e colocá-lo sobre aquela mesa de aço, fria e escorregadia. Provavelmente, seu cão já vai estar estressado por estar ali e, se você deixar que uma pessoa desconhecida o levante, será pior para ele.
Todo cão merece um manejo cuidadoso e o mais confortável possível – manejo de baixo estresse!
Outra situação similar ocorre na hora de dar banho no cachorro, caso você o leve a uma Pet Shop. Infelizmente, é muito comum que as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos não tenham conhecimento suficiente e não tomem todo o cuidado necessário.
Levantar um cão pela barriga é muito desconfortável para o animal e pode causar lesões sérias, como a ruptura de alças intestinais, por exemplo.
Se você tiver uma cadela grávida, a atenção tem que ser redobrada por razões óbvias.
As duas fotos acima mostram 'pegadas' corretas.
Assista também a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NVOduAU-1Sc
Quem quiser, pode e deve se inscrever no blog para ser avisado sempre que alguma coisa nova for publicada e também para poder deixar comentários nos posts, o que vai enriquecer demais o blog.
Ajude a propagar a educação canina sem força e sem intimidação!
Compartilhe muito para ajudar muitas pessoas e muitos cães!
Muito obrigado, significa muito para mim, e os cachorros também vão te agradecer!
Até o próximo!
Comments