Ao contrário do que muitos ainda acreditam, um cachorro abanando o rabo não é sempre um cão amigável expressando alegria. Cães abanam o rabo de várias maneiras, expressando diferentes emoções.
Por exemplo, há uma forma de abanar o rabo que expressa um estado de alerta e tensão: aquela com o rabo bem erguido, fazendo movimentos curtos e bem rápidos. Essa forma é vista geralmente em cães de temperamento com tendência dominante, em situações que os fazem manifestar imposição.
O abanar de cauda amigável, por outro lado, é feito com movimentos de amplitude larga da cauda a meia altura.
Aprender a interpretar a emoção de um cachorro ("ler a mente do cão") pela observação de sua expressão corporal é extremamente útil, mas também é fascinante.
Assim como nós sabemos que uma pessoa sorridente está mais acessível, e que uma pessoa com a cara fechada deve ser evitada, um cão obtém o mesmo tipo de informação a partir da sacudida de cauda de outro cão.
A altura da cauda diz muito!
Se a cauda do seu cão estiver na altura média, ele estará num estado relaxado, neutro. Se o rabo estiver muito para cima, o cão estará excitado no sentido de se impor. E quanto mais abaixado o rabo estiver, mais desconfortável e ameaçado o cão estará se sentindo na situação.
Direção e velocidade:
Mas a altura não é a única coisa em que se deve prestar atenção. A direção em que o rabo do cachorro abana e a velocidade em que o rabo se mexe também significam coisas diferentes.
Por exemplo, uma cauda que balança para a esquerda sugere que o cão está num estado mental negativo, enquanto um rabo balançando para a direita indica que o cão está num estado mental positivo.
ATENÇÃO!
As figurinhas a seguir, com as emoções atribuídas, têm finalidade meramente didática. Na vida real, as variações de altura, direção, velocidade e amplitude de movimentos acontecem ao mesmo tempo e em conjunto com outras informações importantíssimas que podem ser obtidas da observação das orelhas, dos olhos, da boca, da postura corporal geral e do contexto.
Ser um tutor consciente também é sobre estar atento às necessidades do seu cão, perceber o que o deixa estressado ou relaxado, e identificar quando ele não entende ou não está em condições emocionais de entender o que você quer que ele faça.
Seu cachorro já presta muita atenção em tudo ao redor dele, inclusive em você! Agora, é você que precisa aprender a linguagem corporal do seu cão. Você precisa compreender os sinais que ele envia, inclusive os mais sutis, e você também deve desenvolver a sua linguagem corporal para que seu melhor amigo consiga te entender cada vez melhor.
Agora, deixe seu comentário aqui embaixo!
E compartilhe este artigo com quem você se importa!
Ajude a propagar a cultura da educação canina sem força e sem intimidação!
Compartilhe muito para ajudar muitas pessoas e muitos cães!
Muito obrigado, significa muito para mim, e os cachorros também vão te agradecer!
Comments