top of page
Foto do escritorZé Ricardo (TrEiNoPeT)

Por que seu cachorro tem medo?

Atualizado: 6 de mar.


Mulher acariciando cachorro numa caminhonete

A maioria das pessoas hoje em dia está muito atarefada e não tem tempo ou paciência para ler textos, mesmo que sejam curtos. Por isso, decidi oferecer a vocês uma postagem tamanho mini no meu blog. Apesar do tamanho reduzido, é muito relevante.


Vamos encarar a realidade: se seu cachorro tem medo, sofre de ansiedade e/ou apresenta comportamento de reatividade / agressividade, é porque a confiança dele não foi construída quando deveria ter sido, ou porque a confiança dele se quebrou em algum momento, por alguma razão.


No entanto, adestradores qualificados, atualizados e experientes sabem como "manipular" situações apresentadas ao cão, com o objetivo de controlar o modo como seu cão vai ver, sentir e se lembrar do que aconteceu.


E podemos fazer isso de tal forma que as memórias "ruins" sejam esmaecidas e substituídas por memórias felizes!


Também podemos trabalhar para construir gradualmente em seu cachorro uma maior resiliência em relação ao estresse, o que vai permitir que ele RELAXE, quase automaticamente, em situações que antes o deixariam ansioso, apavorado, nervoso e/ou agressivo.


Em outras palavras, ansiedade, medo e agressividade (baseada em medo) têm TRATAMENTO, desde que você encontre o profissional certo. Assim, você consegue dar ao seu cachorro os melhores presentes do mundo: livrá-lo do sofrimento silencioso (ou, às vezes, "barulhento") e dar a ele bem-estar e qualidade de vida.


Antes e durante o tratamento específico, é muito importante melhorar a saúde física e emocional do seu melhor amigo de forma geral, o que pode ser conseguido por meio de ações de manejo preventivo e rotina que atenda às reais necessidades básicas dele. O objetivo é REDUZIR os níveis dos hormônios do estresse no organismo dele.


Você, que só quer o melhor para o seu cachorro, também precisa aprender a reconhecer as situações nas quais ele fica estressado e com medo, e saber como interrompê-las no momento certo e da maneira certa. Caso contrário, existem dois riscos: seu cão pode experimentar a sensação de desamparo e/ou você pode estar reforçando as reações indesejadas dele sem saber.


Se você e sua família agirem de forma consistente, vocês podem fazer com que seu querido amigo de quatro patas recupere MUITO da CONFIANÇA dele e da capacidade de RELAXAR.


Quer começar agora? Clique aqui e saiba como.


E agora que você já sabe por onde começar, ajude outras pessoas e outros cães!


Ajude a propagar a cultura da educação canina – sem força e sem intimidação – para prevenção e solução de problemas comportamentais e emocionais!


Compartilhe! Deixe um comentário! Faça uma pergunta!


Muito Obrigado! Significa MUITO para mim.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page