top of page
Foto do escritorZé Ricardo (TrEiNoPeT)

PREPARE seu CÃO para o BEBÊ

Atualizado: 6 de mar.


Um cachorro e um bebê

A chegada de um bebê pode deixar seu cão perturbado.


O bebezinho "lembra um ser humano", mas seu cheiro, os sons que ele faz e a forma como ele se mexe não se parecem com nada do que seu pet já viu antes, especialmente se ele, quando filhote, não teve oportunidades de passar tempo com crianças pequenas durante a chamada "Janela de Socialização" (até 3 – 4 meses de idade).

De repente, essa criaturinha "estranha" passa a ganhar 99% do tempo e da atenção dos donos, e o cão percebe e sente. Este pode ser um momento difícil para o seu cão, principalmente se ele estava acostumado a ser o "filho único".


A preparação (antes da chegada do bebê):


O mais garantido e suave é começar a preparar o cachorro bem antes da chegada do bebê (o mesmo vale para qualquer mudança importante na vida de um cão).


Necessidades Específicas

Antes de tudo, pense na rotina do seu cão (e isso vale para qualquer cão, em qualquer situação, independente de qualquer mudança importante). Faça a si a seguinte pergunta: os dias típicos da vida do meu cão são satisfatórios, ou ele está provavelmente sujeito a tédio e frustração?


Para que seu cão viva uma vida saudável, tanto do ponto de vista físico quando do emocional, algumas necessidades específicas precisam ser atendidas diariamente:

  • Exercícios Físicos

  • Estimulação Mental

  • Companhia e Interação Social

  • Expressão de Comportamentos Naturais

De modo geral, essas necessidades básicas são atendidas por meio da pratica diária de passeios e caminhadas, jogos e brincadeiras, manejo correto da alimentação, adestramento com ênfase no reforço positivo, escolha e uso adequado de brinquedos etc.. Sem isso, é muito pouco provável que seu cão esteja feliz e em boas condições para aprender novos comportamentos.


Treinamento Básico

A preparação deve incluir aulas de controle de impulsividade e de obediência básica: não pular nas pessoas, não latir em excesso como meio de pedir (ou exigir) coisas, "Senta!", "Deita!", "Fica!", (venha) "Aqui!", (vá para a sua) "Caminha!" etc..


Treinamento Específico

Além disso, a preparação deve incluir a habituação gradual do cão a todas as mudanças e novidades com as quais ele vai ter que lidar: novos cheiros, novos sons (por exemplo, o choro do bebê) e situações nunca presenciadas antes pelo cão, bem como mudanças no relacionamento e na rotina da família.


Considere contratar um consultor / treinador qualificado e atualizado para mostrar a você como ensinar o básico em sua própria casa. Um cão bem treinado será mais feliz e tornará seus primeiros dias, semanas, meses e até anos com seu filho muito mais fáceis e prazerosos!

Se o seu bebê já chegou, muito do que deveria ter sido feito antes ainda pode e deve ser feito a partir de agora, inclusive para prevenir mudanças de comportamento que o cão pode vir a apresentar mais adiante.


Orientações Específicas (depois da chegada do bebê):


Nunca deixe um cão – nem mesmo o cão mais confiável do mundo – sozinho com um bebê ou uma criança pequena!

Deixe que o cão cheire o bebê.

Cada cão pode reagir de uma forma diferente se o bebê, de repente, gritar, chorar ou chutar. Por exemplo, um cão pode interpretar isso como um convite para brincar, enquanto outro cão pode entender como um sinal de alerta. Então, por segurança, ao interagir com o cão e o bebê, mantenha o bebê numa posição elevada (fora do chão) e tenha sempre um adulto entre o cão e o bebê. O cão deve usar coleira e guia, e o adulto deve ser um tutor do cão.

Dê bastante atenção ao cão quando o bebê estiver por perto.

Podem surgir problemas se o seu cão começar a perceber que coisas boas só acontecem quando o bebê não está por perto.


É natural a tentação de dar muita atenção ao cão quando o bebê está dormindo, bem como querer que o cão se deite, fique quieto e deixe vocês em paz quando o bebê estiver acordado. Mas o que vocês deve fazer é oposto!


Tente dar muita atenção ao seu cão quando o bebê estiver presente. Seu cão vai perceber que, quando o bebê está por perto, ele ganha petiscos, carinho, brincadeira e tudo o que ela gosta.


Por exemplo, ao alimentar o bebê, você também pode alimentar seu cachorro, e ao passear com o cachorro, faça o possível para levar o bebê junto. Estas estratégias, embora exijam alguma habilidade e algum esforço da sua parte, ensinam o seu cão a amar quando o bebê está acordado e ativo, porque é quando coisas boas acontecem para ele.


Obviamente, dar atenção ao bebê e ao cachorro ao mesmo tempo é mais fácil se houver dois adultos em casa. Quando isso não for possível, você ainda pode fazer muita coisa segurando seu bebê no colo: acariciar o cão, dar petiscos, jogar uma bolinha para ele buscar etc..


Sempre que possível, recompense seu cão repetidamente por se comportar de forma educada quando estiver perto do bebê. Incentivar o comportamento calmo e controlado agora terá retorno nas próximas semanas e meses, conforme seu bebê se tornar cada vez mais interessante e excitante para seu cão.

Não repreenda seu cachorro se ele pegar brinquedos do bebê.

Isso é muito importante para evitar que seu cão associe o cheiro e as coisas do bebê a eventos desagradáveis e emoções negativas.


Em primeiro lugar, pense em (e coloque em prática) maneiras de evitar que os brinquedos do bebê estejam ao alcance do seu cachorro.


Caso você falhe e o cão pegue alguma coisa do bebê, apenas faça uma troca: mostre um brinquedo do cachorro ou um petisco, e instigue o cão a vir até você e pegar o que você está oferecendo. Quando seu cão decidir que aceita a troca, fatalmente o brinquedo do bebê vai cair no chão. Você só deve pegar o brinquedo do bebê do chão quando o seu cão estiver ocupado pegando o brinquedo ou o petisco da sua mão (para que não haja uma disputa pelo brinquedo que está no chão). Disputas por recursos podem despertar a possessividade.

Ensine o cachorro a ir até um "cantinho" e ficar deitado lá.

Esta é uma ótima maneira de encorajar seu cão a ficar fora do caminho enquanto você estiver cuidando do bebê. Ele vai estar participando da rotina e compartilhando do mesmo ambiente, mas não precisa estar trançando nas suas pernas.


Todo aprendizado é um processo gradual que não acontece da noite para o dia. Daí a vantagem da preparação com antecedência (antes da chegada do bebê).

Mantenha uma caminha de cachorro ou um tapete no cômodo onde você costuma alimentar o bebê. Na hora de amamentar ou dar uma mamadeira (supondo que o cão tenha sido treinado com antecedência), peça ao cão para ir para a caminha e dê a ele um Kong recheado ou algo que ele goste de mastigar/roer.

Entretanto, você não tem que se sentir culpada se decidir manter seu cão fora do quarto do bebê. Se esta for a sua decisão, você vai precisar de um portãozinho de bebê para não ter que fechar a porta e isolar completamente o cão. A caminha pode ficar pertinho do portãozinho, só que do lado de fora.

Bebês se desenvolvem muito rápido!

Pode ser difícil para um cão se adaptar na mesma velocidade.

Assim que seu bebê começar a engatinhar, não deixe que ele puxe o rabo, o pelo ou as orelhas do cão.

Rosnar e "morder o ar" são comportamentos naturais de um cão que quer dar um aviso do tipo "não se aproxime", "afaste-se" ou "eu não estou gostando do que você está fazendo comigo". Contudo, até o cão mais tolerante tem seus limites e pode, eventualmente, morder!


Pense em (e coloque em prática) maneiras de evitar que o bebê vá até o cão quando o cão não quiser. Prefira sempre que o cão escolha quando se aproximar e interagir.

Tenha "zonas de segurança e conforto" para o cão.

Uma zona de segurança e conforto é um espaço privativo – uma caminha, casinha ou, melhor, uma caixa de transporte/canil portátil em local sossegado etc. – onde seu cão possa se acomodar e se sentir seguro quando decidir que precisa de uma pausa.


Não se deve permitir que as crianças "invadam" o espaço privativo do cão.



Agora, deixe um comentário aqui embaixo ou faça uma pergunta!


Compartilhe este artigo e ajude a propagar a cultura da educação canina preventiva, sem força e sem intimidação!




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page